Música contribui no âmbito fisiológico, cognitivo e social

Reconhecida universalmente, música tem papel primordial na formação do indivíduo desde o período gestacional

O desenvolvimento humano exige investimento. Diferentes oportunidades contribuem para a formação de cada indivíduo e a arte tem um papel determinante. A música, por sua vez, com suas diferentes combinações de sons e ritmos é enriquecedora.

Sem distinção por um ou outro estilo, estudos aprofundados reconhecem que o papel da música e que a introdução e prática promovem melhorias de grande valia nos âmbitos fisiológico, cognitivos e sociais. Um aspecto relevante é o fato de crianças que têm contato com músicas se relacionam melhor com pessoas e estabelecem comunicação mais harmoniosa.

Pesquisas científicas também dão detalhes de como ouvir música na gravidez é vantajoso tanto para o bebê quanto para a mãe, pois cria conexão entre os dois, sem falar na tranquilidade e sensação de conforto. E não são só essas vantagens que a música traz. Após o nascimento, conforme estudo da Universidade de Helsinki, na Finlândia, deixar música perto do bebê aumenta a atividade cerebral da criança, estimula a audição e outros sentidos.

Estudo amplamente divulgado e publicado na Revista Neurociência pelo pesquisador Mauro Muszkat, indica que na fase inicial de desenvolvimento da criança, a música trabalha tanto a parte cognitiva quanto motora. O uso de instrumentos desenvolve a atenção, memória, orientação espacial e capacidade do pensamento.

Sobre a contribuição da música na vida de uma pessoa, em suas diferentes fases, a pianista e produtora cultural Irina Ratchev, enaltece a importância da prática. “Os benefícios são incontáveis, sendo que muitas culturas fazem essa introdução musical no seio familiar e de forma natural”, observa.

Nos dias de hoje, a repercussão sobre o bem-estar que a música promove é reconhecida mundialmente e a cada dia vemos mais escolas se posicionarem sobre isso e não apenas com teorias, mas na prática. “Um exemplo em Londrina é a musicalização nas escolas municipais e os reflexos já são notados tanto na parte pedagógica das disciplinas da grade, como no comportamento dos alunos”, comenta.

Considerado uma das dez maiores referências da neurocirurgia pediátrica do Brasil, com publicações científicas em renomadas revistas internacionais, Alexandre Canheu explica que a musicalização deve começar o mais cedo possível na vida da criança. “Todo aquele aprendizado de música cria um caminho neurológico na criança, como se fosse o aprendizado de uma outra linguagem”, explica o neurocirurgião pediátrico.

Canheu mora em Londrina, onde mantém uma clínica de especialidades pediátricas em sociedade com mais médicos. Na cidade, ele também coordena o ambulatório de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Universitário (HU).

“A música cria caminhos no cérebro que a gente nem imagina. Isso dá autoestima sensacional para a criança, ela passa a se sentir mais confiante na vida. A recompensa é muito grande”, afirma o neurocirurgião pediátrico Alexandre Canheu

Com propriedade, Canheu é mais do que um entusiasta da música e a prescreve enquanto ferramenta de estímulo e desenvolvimento para crianças. “A música cria caminhos no cérebro que a gente nem imagina. Isso dá autoestima sensacional para a criança, ela passa a se sentir mais confiante na vida. A recompensa é muito grande”, reflete o médico.

Artigo publicado na Folha de Londrina
https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/musica-contribui-no-ambito-fisiologico-cognitivo-e-social-3231703e.html?d=1

Sobre Nós

Mini currículo, Título e Condecorações

1995-2000 – Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu – SP
2001-2005 – Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto – SP
2004-2006 – Pós-Graduação em Neurocirurgia Pediátrica através do Latin American Course on Pediatric Neurosurgery realizado pela Europen Society for Pediatric Neurosurgery (ESPN)
2006 – Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia
2009 – Estágio em Neurocirurgia Pediátrica no Policlinico Gemelli – Universitá del Sacro Cuore, em Roma – Itália
2009 – International Member da American Association of Neurological Surgeons (AANS)
2010-2011 – MBA em Gestão para Médicos pela FGV-SP
2011 – Clinical Fellowship em Neurocirurgia Pediátrica na Charitè UnivesitatsMedizin de Berlim na Alemanha
2012 – Aceito como Membro Afiliado da European Society for Pediatric Neurosurgey
2013 – Assumiu como Médico Assistente em Neurocirurgia Pediátrica e Professor Convidado no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina – HU – UEL
2019 – Aceito como Membro da International Society for Pediatric Neurosurgery
2019 – Membro Ativo e Fundador da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica
2019 – Eleito para Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica
2023 – Condecorado com a Medalha Colar da Ordem do Mérito das Forças de Paz da ONU no Brasil
2023 – Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná